top of page

4 Passos Para Aplicar Segurança Orgânica


​Como qualquer pessoa pode aplicar os princípios da segurança orgânica em seu dia a dia. Para saber mais continue a leitura.



1 – O QUE É SEGURANÇA ORGÂNICA?


De forma simples, a segurança orgânica é o conjunto de medidas de segurança aplicadas pela própria empresa seja ela de que ramo for com o fim de evitar dano ao patrimônio, bens e pessoas – agressões estas oriundas de ataques, crimes, invasões, dentre outras do gênero. Possibilita ainda, investimentos direcionados para a resolução dos problemas focados no ramo de negócio do estabelecimento empresarial, logo, traz retorno positivo para as empresas uma vez que é o método mais barato e mais direcionado de se fazer segurança, desde que obrigatoriamente feito por um profissional de segurança competente.



2 – A FÓRMULA CLÁSSICA PREVENTIVA


Imagine uma corda esticada e nela coloque quatro nós. E ao deslizar os dedos pela corda, você esbarrará no primeiro nó que é o “pessoal” e observe todas as pendências que existem em torno deste campo e resolva de forma simples e eficiente os gargalos encontrados – um deles é o treinamento. Ainda correndo os dedos pela corda, você encontrará o segundo nó. Trata-se das “infraestruturas” e o próprio nome já diz, verifique o que você tem de infraestrutura, certamente mais de uma centena de equipamentos e dentre elas destacamos o CFTV e as cercas elétricas. Estes equipamentos necessitam de manutenção periódica que certamente devem ser observado pelo plano de segurança orgânica. O terceiro nó é exatamente o que diz respeito de à “informática” e neste passo o treinamento e as rotinas de troca de senhas é o destaque que trazemos, lembre-se de tirar pen drives e compact-disc (CDs) e se possível os HDs – discos rígidos – com arquivos pessoais das máquinas pois isso já deu muita dor de cabeça para as pessoas quando elas mandam máquinas para a manutenção.


O quarto nó é o relacionado com o “documental” aqui lembramos que o cuidado com sua documentação, principalmente documentos relacionados com clientes e políticas de negócio, pois são cruciais para a vida saudável da empresa, o que seria da fórmula da coca cola sem os cuidados com documentos.


3 – OS 9 PONTOS DA SEGURANÇA


Perceba que neste artigo tratamos de apenas 4 dos 9 pontos para um plano de segurança orgânica completa. Nós da 9Walls entendemos que nove são os campos a serem obrigatoriamente observados para resolver os problemas de segurança de forma eficiente. Sendo os nove pontos: pessoal, documental, infraestrutura, informática, operações, meio ambiente, prevenção de acidentes, compliance e terrorismo. Entendemos também, que com o avanço tecnológico e os diversos cursos de formação fica cada vez mais fácil uma empresa prover a sua própria segurança com departamento próprio contratando o profissional certo. Não podemos contudo ignorar os excelentes serviços prestados pelas empresas de segurança privada, que por força da portaria DPF 3233-12 – seguem realizando apenas 04 atividades especializadas de: Escolta armada, Transporte de valores, segurança patrimonial e Segurança em grandes eventos – muitas empresas deixam estas poucas atividades fora da segurança orgânica por envolver equipamentos especiais e caros que é perfeitamente compreensível. O fato é que fora destas 04 atividades especializadas existe um universo de atividades de segurança que sequer são observadas pelo empresário, fazendo sorteio diário entre ter sucesso ou ter fracasso em um empreendimento comercial sem investimento em segurança privada.


Assim concluímos


Postaremos pelo menos um artigo por semana aqui. Caso tenha interesse em ainda mais conteúdo, postamos vídeos e podcasts semanais. Gostou do artigo? Aprendeu algo novo? Conte para nós ai em baixo. Adoramos receber sugestões para melhorar, se tiver alguma, te convido a deixá-la nos comentários. Qualquer dúvida é só perguntar. Não se esqueça de registrar seu email para fazer parte da comunidade 9Walls, o que te dará acesso aos nosso fórum e aba de investigação.


Obrigado por ler esse artigo e até a próxima.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page