top of page

O que é segurança orgânica?



Sobre a Segurança Orgânica


Após o lançamento do meu livro Segurança é dinheiro em 2013, percebi que começaram a aparecer no Brasil abordagens mais aprimoradas sobre o tema na iniciativa privada. E isso é bastante positivo uma vez que estamos iniciando um processo de efetiva preocupação com soluções realmente eficazes sob o ponto de vista técnico e financeiro para os problemas de segurança que assombram o empreendedorismo em território nacional.

De forma simples, a segurança orgânica é o conjunto de medidas de segurança aplicadas pela própria empresa seja ela de que ramo for com o fim de evitar dano ao patrimônio, bens e pessoas – agressões estas oriundas de ataques, crimes, invasões, dentre outras do gênero. Possibilita ainda, investimentos direcionados para a resolução dos problemas focados do estabelecimento empresarial, logo traz retorno positivo para as empresas uma vez que é o método mais barato e mais direcionado de se fazer segurança.



Os 9 pontos da segurança


Nós da 9Walls entendemos que nove são os campos a serem obrigatoriamente observados para resolver os problemas de segurança de forma eficiente. Sendo os nove pontos: pessoal, documental, infraestrutura, informática, operações, meio ambiente, prevenção de acidentes, compliance e terrorismo. Entendemos também, que com o avanço tecnológico e os diversos cursos de formação fica cada vez mais fácil uma empresa prover a sua própria segurança com departamento próprio.




Na Prática


Para exemplificar: Uma empresa com sérios problemas de segurança contrata serviços de outra empresa especializada que presta segurança privada, mesmo assim o serviço contratado por um motivo ou outro não resolve o problema tendo ela que ficar montando pacotes e redesenhando cada vez que a situação mudar.


Hoje com a modalidade da SEGURANÇA ORGÂNICA esta mesma empresa pode – depois de licenciada para tal na Polícia Federal – contratar funcionários no mercado de acordo com suas necessidades operacionais, ao invés de ficar montando pacotes e adivinhando qual empresa o atenderá melhor. A economia de dinheiro é perceptível, pois o preço é muito mais baixo e ainda contará com o controle do funcionário ou serviços por pertencer eles aos quadros da empresa.


Assim concluímos


Postaremos pelo menos um artigo por semana aqui. Caso tenha interesse em ainda mais conteúdo, postamos vídeos e podcasts semanais. Gostou do artigo? Aprendeu algo novo? Conte para nós ai em baixo. Adoramos receber sugestões para melhorar, se tiver alguma, te convido a deixá-la nos comentários. Qualquer dúvida é só perguntar. Não se esqueça de registrar seu email para fazer parte da comunidade 9Walls, o que te dará acesso aos nosso fórum e aba de investigação.


Obrigado por ler esse artigo e até a próxima.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page