As festas de fim de ano se aproximam e culturalmente milhares de pessoas aproveitam a festividade para soltar fogos de artifícios.Os riscos de mau manuseio de fogos pode causar queimaduras, lacerações ou até mutilações nos dedos e nas mãos. Por esses motivos preparei uma lista com 3 bons motivos para que você não solte fogos neste final de ano e ao final eu dou a solução deste problema. Acompanhe!
1 – MOTIVO 1: COMEMORAÇÃO
O uso de fogos aumenta quando há uma comemoração, que na maioria das vezes está ligada ao consumo de bebidas alcoólicas.
Já é comprovado que os efeitos do álcool, seja em grande ou pequena quantidade, desabilita qualquer pessoa ao manuseio destes produtos pois potencializa a possibilidade de acidentes. Juntando bebida e fogos o estrago pode ser muito grande.
2 – MOTIVO 2: GRANDE PROBABILIDADE DE AMADORISMO
Para se manter competitivo o mercado de fogos e artifício a cada ano que passa tem a necessidade de inovar e nesta busca é natural que novos produtos sejam disponibilizados para venda com novidades que são desconhecidas pelos consumidores comuns e exigindo leitura atenta às recomendações de uso do produto, ocorre que estas orientações sequer são lindas e quase sempre ignoradas as regras de segurança. Surgindo então este grande problema com a solta de fogos: O amadorismo! Em ambos os casos e por se tratar de material explosivo torna a atividade quase que letal na maioria dos acontecimentos danosos. Basta ver alguns vídeos no youtube para conferir o potencial ofensivo que este produto tem.
3 – MOTIVO 3: INCÔMODO PARA OUTRAS PESSOAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS
Quando você mora em sociedade é saudável e exigível que você respeite o sossego alheio e por mais feliz que você esteja, ainda assim, este sentimento apenas diz respeito a você e não irradia automaticamente para os que lhe rodeiam. Como a maioria dos fogos são soltos em áreas residenciais com grande proximidade entre elas, soltá-los, muito provavelmente irrita mais as outras pessoas que as torna feliz. Quanto aos animais domésticos é unânime o desagrado e até risco à saúde e integridade física do animal.
4 – SOLUÇÃO
Mesmo colocando estes pontos, nós observamos que as pessoas ainda insistem em soltar fogos, então nós da 9W vamos orientar o PROFISSIONAL DE SEGURANÇA que estiver presente em atividades que envolvam essas queimas ou que atue diretamente em empresas ou condomínios – seja ele vertical ou horizontal ou até mesmo você que está no seu bairro e pretende ajudar a sua comunidade nesta questão.
5 – PASSO 1
Busque informações atualizadas sobre os produtos que estão disponíveis no mercado. Leia as instruções e se informe.
6 – PASSO 2
Escolha uma área livre, ampla, aberta o mais afastada de residências quanto possível (estacionamento ou quadra de esportes) e direcione para lá o evento ou as festividades. Sugerimos no local coloque um telão e coloque a contagem regressiva etc.
7 – PASSO 3
Oriente os auxiliares que irão executar a queima – de preferência profissionais de segurança (brigadistas e bombeiros civis).Sabemos que faz parte da queima de fogos o fato da individualização e da personificação de quem adquire os artifícios. Então é importante que a pessoa que levar os fogos para a queima coletiva, dê autorização imediatamente antes do acionamento, fazendo desta autorização uma parte importante do evento.Só assim ele terá incentivo. – além da segurança ofertada – de se deslocar até o local indicado para fazer a queima coletiva sendo o acionamento feito por outra pessoa.O dono dos artefatos tem que se sentir no comando da queima e com o pedido de autorização dará a chance de ele dar o grito e de fazer sua comemoração psicologicamente válida.
8 – ORIENTAÇÕES PARA TODAS AS PESSOAS
Se ainda assim você decidir soltar fogos em comemoração a algum acontecido, eu separei algumas orientações que podem evitar acidentes:
Seja responsável não beba antes de manusear fogos e não aponte para pessoas ou bens.
Não economize com a sua segurança, compre fogos em locais autorizados e use equipamentos de segurança: óculos e luvas de couro.
Na hora da compra, observe a classificação e o tipo de fogos de acordo com a pessoa que irá manuseá-lo e nunca dê fogos para crianças ou pessoas especiais.
Siga à risca todas as orientações de uso do fabricante ganhando tempo lendo as instruções.
Não reutilize objeto quando houver falha
Armazene corretamente os fogos de acordo com as orientações do fabricante
Assim concluímos
Postaremos pelo menos um artigo por semana aqui. Caso tenha interesse em ainda mais conteúdo, postamos vídeos e podcasts semanais. Gostou do artigo? Aprendeu algo novo? Conte para nós ai em baixo. Adoramos receber sugestões para melhorar, se tiver alguma, te convido a deixá-la nos comentários. Qualquer dúvida é só perguntar. Não se esqueça de registrar seu email para fazer parte da comunidade 9Walls, o que te dará acesso aos nosso fórum e aba de investigação.
Obrigado por ler esse artigo e até a próxima.
Commentaires