top of page

Soluções Para Fogos De Artificio


As festas de fim de ano se aproximam e culturalmente milhares de pessoas aproveitam a festividade para soltar fogos de artifícios.Os riscos de mau manuseio de fogos pode causar queimaduras, lacerações ou até mutilações nos dedos e nas mãos. Por esses motivos preparei uma lista com 3 bons motivos para que você não solte fogos neste final de ano e ao final eu dou a solução deste problema. Acompanhe!


1 – MOTIVO 1: COMEMORAÇÃO


O uso de fogos aumenta quando há uma comemoração, que na maioria das vezes está ligada ao consumo de bebidas alcoólicas.


Já é comprovado que os efeitos do álcool, seja em grande ou pequena quantidade, desabilita qualquer pessoa ao manuseio destes produtos pois potencializa a possibilidade de acidentes. Juntando bebida e fogos o estrago pode ser muito grande.


2 – MOTIVO 2: GRANDE PROBABILIDADE DE AMADORISMO


Para se manter competitivo o mercado de fogos e artifício a cada ano que passa tem a necessidade de inovar e nesta busca é natural que novos produtos sejam disponibilizados para venda com novidades que são desconhecidas pelos consumidores comuns e exigindo leitura atenta às recomendações de uso do produto, ocorre que estas orientações sequer são lindas e quase sempre ignoradas as regras de segurança. Surgindo então este grande problema com a solta de fogos: O amadorismo! Em ambos os casos e por se tratar de material explosivo torna a atividade quase que letal na maioria dos acontecimentos danosos. Basta ver alguns vídeos no youtube para conferir o potencial ofensivo que este produto tem.


3 – MOTIVO 3: INCÔMODO PARA OUTRAS PESSOAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS


Quando você mora em sociedade é saudável e exigível que você respeite o sossego alheio e por mais feliz que você esteja, ainda assim, este sentimento apenas diz respeito a você e não irradia automaticamente para os que lhe rodeiam. Como a maioria dos fogos são soltos em áreas residenciais com grande proximidade entre elas, soltá-los, muito provavelmente irrita mais as outras pessoas que as torna feliz. Quanto aos animais domésticos é unânime o desagrado e até risco à saúde e integridade física do animal.


4 – SOLUÇÃO


Mesmo colocando estes pontos, nós observamos que as pessoas ainda insistem em soltar fogos, então nós da 9W vamos orientar o PROFISSIONAL DE SEGURANÇA que estiver presente em atividades que envolvam essas queimas ou que atue diretamente em empresas ou condomínios – seja ele vertical ou horizontal ou até mesmo você que está no seu bairro e pretende ajudar a sua comunidade nesta questão.


5 – PASSO 1


Busque informações atualizadas sobre os produtos que estão disponíveis no mercado. Leia as instruções e se informe.


6 – PASSO 2


Escolha uma área livre, ampla, aberta o mais afastada de residências quanto possível (estacionamento ou quadra de esportes) e direcione para lá o evento ou as festividades. Sugerimos no local coloque um telão e coloque a contagem regressiva etc.


7 – PASSO 3


Oriente os auxiliares que irão executar a queima – de preferência profissionais de segurança (brigadistas e bombeiros civis).Sabemos que faz parte da queima de fogos o fato da individualização e da personificação de quem adquire os artifícios. Então é importante que a pessoa que levar os fogos para a queima coletiva, dê autorização imediatamente antes do acionamento, fazendo desta autorização uma parte importante do evento.Só assim ele terá incentivo. – além da segurança ofertada – de se deslocar até o local indicado para fazer a queima coletiva sendo o acionamento feito por outra pessoa.O dono dos artefatos tem que se sentir no comando da queima e com o pedido de autorização dará a chance de ele dar o grito e de fazer sua comemoração psicologicamente válida.


8 – ORIENTAÇÕES PARA TODAS AS PESSOAS


  • Se ainda assim você decidir soltar fogos em comemoração a algum acontecido, eu separei algumas orientações que podem evitar acidentes:

  • Seja responsável não beba antes de manusear fogos e não aponte para pessoas ou bens.

  • Não economize com a sua segurança, compre fogos em locais autorizados e use equipamentos de segurança: óculos e luvas de couro.

  • Na hora da compra, observe a classificação e o tipo de fogos de acordo com a pessoa que irá manuseá-lo e nunca dê fogos para crianças ou pessoas especiais.

  • Siga à risca todas as orientações de uso do fabricante ganhando tempo lendo as instruções.

  • Não reutilize objeto quando houver falha

  • Armazene corretamente os fogos de acordo com as orientações do fabricante


Assim concluímos


Postaremos pelo menos um artigo por semana aqui. Caso tenha interesse em ainda mais conteúdo, postamos vídeos e podcasts semanais. Gostou do artigo? Aprendeu algo novo? Conte para nós ai em baixo. Adoramos receber sugestões para melhorar, se tiver alguma, te convido a deixá-la nos comentários. Qualquer dúvida é só perguntar. Não se esqueça de registrar seu email para fazer parte da comunidade 9Walls, o que te dará acesso aos nosso fórum e aba de investigação.


Obrigado por ler esse artigo e até a próxima.

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page