top of page

Desmistificando as NR4 e NR5.


A segurança privada – 9Walls – abrange 09 chaves e encontramos traços de alguns destes pontos nas Normas Regulamentadoras (NR).Traços suficientes para colocá-las na atividade da segurança privada, por isso considerei um tema relevante para você. Continue lendo para entender o que é e quais as diferenças das NRs 4&5 e APH. Atualmente há 37 Normas Regulamentadoras vigentes. Elas são fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e servem para fornecer proteção à saúde e à segurança dos trabalhadores de empresas públicas e privadas, e órgãos públicos a maioria é auto explicativa, mas particularmente a NR4 e NR5 são mais complexas.A não aplicação das normas também na atividade empresarial, pode acarretar penalidades à instituição em questão, por este motivo é que o profissional de segurança tem que ter conhecimento de todas elas, embora não abranjam a totalidade das soluções.



1 – NORMA REGULAMENTADORA 04 E O SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANLA E EM MEDICINA DO TRABALHO (SESMT)


É uma equipe de profissionais da saúde – médicos, engenheiros e técnicos – que tem como objetivo promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.A obrigatoriedade da implantação do SESMT baseia-se no grau de risco da atividade principal e no número total de empregados do estabelecimento, que juntos servirão de base para a implantação do SESMT (Dimensionamento do SESMT), podendo haver situações atípicas a essa regra. O texto da norma traz um quadro que especifica o tipo de atividade e o número de funcionários relacionando com a quantidade de técnicos e o tipo de especialidade que são obrigatórios.



2 – NORMA REGULAMENTADORA 05 E COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA)


O objetivo da CIPA é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA é formada por membros escolhidos dentre os próprios trabalhadores. Dessa forma, conclui-se que toda empresa ou instituição deve constituir a CIPA. Visto que, mesmo as empresas que não se enquadrem no Quadro I da NR-04, deverão designar um responsável pelo cumprimento da norma regulamentadora nº 05.


3 – PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE A CIPA E O SESMT


A principal diferença entre o SESMT e a CIPA refere-se a constituição deles, pois o SESMT será obrigatoriamente formado por profissionais especializados em segurança e saúde do trabalho. A CIPA poderá ser formada por profissionais leigos e especializados na área de segurança e saúde do trabalho.


4 – APH (SAMU) ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR


Tema relevante para que o profissional de segurança faça a integração com os agentes públicos, então trata-se de uma abordagem multidisciplinar, pois envolve a ativação pública do sistema através do 192 (SAMU), onde um médico regulador irá acionar ambulâncias com equipes básicas ou avançadas, que podem estar ligados a outros serviços de referência como hospitais, bombeiros, defesa civil, transporte aéreo, equipes terrestres de salvamento, entre outros.


5 – 9 CHAVES DA SEGURANÇA


Nós da 9Walls entendemos que nove são os campos a serem obrigatoriamente observados para resolver os problemas de segurança de forma eficiente.Sendo os nove pontos: pessoal, documental, infraestrutura, informática, operações, meio ambiente, prevenção de acidentes, compliance e terrorismo. Todos estes pontos estão cobertos pelo nosso sistema de 09 Chaves da Segurança que seguramente será parte da sua formação como nosso aluno. O nosso objetivo é formar com elevado nível de conhecimento operacional os profissionais de segurança, assim eles poderão compor com qualidade tanto uma CIPA, estrutura mais simples, como uma função com mais complexidade que exige formação técnico-acadêmica a SESMT.




Assim concluímos


Postaremos pelo menos um artigo por semana aqui. Caso tenha interesse em ainda mais conteúdo, postamos vídeos e podcasts semanais. Gostou do artigo? Aprendeu algo novo? Conte para nós ai em baixo. Adoramos receber sugestões para melhorar, se tiver alguma, te convido a deixá-la nos comentários. Qualquer dúvida é só perguntar. Não se esqueça de registrar seu email para fazer parte da comunidade 9Walls, o que te dará acesso aos nosso fórum e aba de investigação.


Obrigado por ler esse artigo e até a próxima.

209 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page